top of page
Buscar

Começa a apuração da votação nos EUA 2024!

  • Foto do escritor: eduardosouza16634
    eduardosouza16634
  • 5 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Distritos de dois estados americanos encerram votação, e apuração deve começar em Indiana e Kentucky.


A votação para presidente dos EUA está oficialmente encerrada nos estados de Indiana e Kentucky, os dois primeiros locais a fechar as urnas no país. Após uma campanha turbulenta e com ineditismos, o dia da eleição ocorreu sem grandes imprevistos.


Dia oficial de votação nos EUA foi marcado por clima de votação tranquilo. Quase 50% dos eleitores já havia votado de forma antecipada. Trump fez suposta denúncia de "trapaça", e Kamala Harris bateu na porta de eleitores.

A primeira apuração, embora simbólica, veio rápido: Dixville Notch, uma localidade em New Hampshire, começou a votar à meia-noite, seguindo uma tradição local.


Como a localidade tem apenas seis eleitores, o resultado não demorou para sair, mas só repetiu a situação de empate indicada nas pesquisas de opinião: Kamala Harris levou três votos, e Trump, os outros três.

Embora o dia oficial de votação tenha sido nesta terça, cerca de 78 milhões de um total de aproximadamente 160 milhões de eleitores já haviam votado de forma antecipada através dos correios ou locais específicos de votação — o que é permitido nos EUA. O alto número de eleitores que se anteciparam tornou a votação desta terça mais tranquila.


Ao contrário da campanha, o dia também não teve discursos inflamados. O republicano Donald Trump votou nesta terça-feira na Flórida e afirmou que não contestará o resultado "se a eleição for justa".

Kamala Harris, que já havia votado de forma antecipada, deu uma série de entrevistas a rádios e até bateu na porta de eleitores na Pensilvânia, um dos principais estados-chave.


Os norte-americanos foram às urnas nesta terça-feira (5) diante de uma das campanhas mais singulares da história recente dos Estados Unidos.


 
 
 

Comments


bottom of page